Tuesday, November 09, 2004

Tetris

Ora aqui está um jogo que todos de certeza já jogamos e as três ou quatro almas penadas que, por razões que não consigo sequer conceber (não é um convite para chutarem possíveis razões socio-economico-culturais para tal) devem já conhecer o conceito desta pequena maravilha, capaz de enervar até o mais calmo dos monges. Criado por um tal de Alexey Pazhitnov, Tetris tornou-se rapidamente num fenómeno - começando nos PCs até se expandir para praticamen todas as consolas fabricadas nos anos 80. Aliás, a (minha) primeira consola, propriamente dita e do meu ponto de vista, (também não quero cá maluquinhos do Spectrum a mandar vir por causa desde comentário) a NES - Nintendo Entertainment Sistem (da qual falarei em post futuro) trazia o jogo, num cartucho triplo que incluía ainda o Super Mario (também absoulto clássico, também abordado brevemente) e o World Cup. Por mais simples que seja a ideia, não deixa de ser um jogo mais complicado do que aparenta, especialmente pelo facto de, na prática, apenas termos metade do espaço que há, já que assim que as peças passam essa zona, os nervos são tantos, a zona de manobra tão reduzida e a música tão cretinamente composta para nos desconcentrar que é quase impossível salvarmos a sopa, a partir do tal ponto.
Só para quem não está a ver bem de que raio estou a falar (vejam a imagem, em baixo) Tetris é um jogo em que temos que completar linhas com as peças que nos são enviadas dos céus. A cada linha formada ela é eliminada e pontos são acrescidos ao nosso total. À medida que este progride, avançamos de nível e, logica e consequentemente, também a dificuldade multiplica, com as peças a descerem a uma velocidade cada vez maior e a já referida música a dar-nos cabo dos nervos. Pode parecer um bilhete só de ida para a Loucura mas não é (passa perto). A verdade é que, com algumas horas de treino, acabamos por ganhar o jeito à coisa e tudo se afigura mais fácil, com os movimentos a saírem quase mecanicamente e as etapas a serem ultrapassadas com rapidez e eficiência.
Para quem tiver com saudades deste mítico passatempo, para todas as idades, vão ao google e escrevam "Tetris" que de certo vão encontrar vários sites onde podem jogar, de borla, um dos grandes clássicos dos jogos de video ancestrais.
Até a uma próxima! (vão dando sugestões, como fez alguém recentemente, para o que querem ver aqui relembrado).

2 Comments:

At 4:23 PM, Blogger M. said...

Ahh... O tetris.. horas intermináveis de diversão, nervos, suor e lágrimas a empilhar pecinhas coloridas (ou não) que caíam dos céus. Hoje já não é o mesmo. Hoje há game boys disto e daquilo, com jogos a cores, personagens como os pokémons e princesas zelda.. e onde ficou o bloquinho que descia cada vez mais rápido e que caía onde não o queriamos?! digam onde se escondeu o Mário que ao comer cogumelos crescia.. O tetris deixa saudade.

Sugiro um reviver do Bocas ( sim, o boi de jardineiras vermelhas), da Rua Sésamo, do Kit, do Capitão Terra, do Super Homem... enfim.. por aí fora.

Bom trabalho =) têm aqui um belo blog. Hei-de visitar mais vezes.

 
At 5:25 AM, Blogger mj said...

eu confesso: ainda me farto de jogar aquilo,num game boy color de 1998. ainda no outro dia o meu sobrinho de 4anos mo queria levar e eu zanguei-me com ele. "A tia precisa disso!!" é sempre bom recordar a infância, ou no meu caso, vive-la mais um pouco ;) GRANDE BLOG.

 

Post a Comment

<< Home