Wednesday, November 24, 2004

Cadernetas

Ahhh essa tão inesgotável fonte de despesa. Podia não parecer muito, afinal, 40 paus por uma saqueta de 5 cromos é, na mente de um puto, uma pechincha sem igual. Mas no final, somando todas as saquetas mais a caderneta dá um valor considerável. Claro que olhando em retrospecto o prazer que aquilo dava (vá suas mentes rebarbadas, sabem que não estou a falar disso...) é priceless e por isso insistiamos em completar aquilo, a todo o custo. Especialmente bom para tal era um espirito de negócio aguçado e um pouco de sorte para encontrar um miudo estúpido o suficiente para trocar um cromo banal por cinco dos "mais díficeis" (sim, havia niveis de dificuldades não oficiais atribuidos a cada figurinha, que valorizavam o investimento). Qual feira da ladra, todos os recreios se transformavam em locais de regateio. Havia para todos os gostos e idades, desde os super-heróis da moda (He-Man, Tartarugas Ninja) até à Barbie, filmes e, claro de Futebol. Sim, todos os anos a Panini (principal empresa do negócio do "chula-os-putos", digo, cadernetas) lançava o album oficial da temporada, com fotos dos principais jogadores das equipas da primeira divisão, bem como cadernetas para os eventos desportivos (Mundial e Euro). E nós lá iamos, que nem uns desesperados, a correr para acabar aquilo o mais depressa possível... Eu cá sinto falta, até já pensei em começar alguma dessas novas, mas ainda "não se proporcionou" (expressão preferencial para "não tive uma ponta de paciência). Talvez agora. Ah... a emoção de abanar a carteirinha antes de a abrir, o que, pensando bem, não faz sentido absolutamente nenhum, e depois percorrer rapidamente os olhos pelas figuras, sabendo instantaneamente se já tinhamos, graças a uma base de dados avançada (e assustadora) que todos possuiamos acerca do que já nos tinha calhado. E, claro, o sentimento de imbecilidade quando os habilidosos como eu colavam o maldito mal e aquilo ficava com um vinco ligeiro, mas que estragava logo a estética da página...
Bons tempos, bons tempos.


3 Comments:

At 9:50 AM, Blogger Pedro Quedas said...

Não sei se gostei muito deste post - é que agora fiquei com uma vontade terrível de voltar a fazer uma caderneta. A sério - acho que estou mesmo já a fazer contas aos dinheiros para ver se volto a esse vício. Raios parta o brasileiro (vulgo Pedro Silva)!
As cadernetas tiveram uma influência engraçada na minha vida. É que eu gosto muito de futebol, mas sempre que tento explicar ao pessoal que não tenho clube em Portugal olham sempre para mim como se eu fosse extra-terrestre. É que eu sou do Inter de Milão - mesmo, como qualquer um de vocês é do Benfica, do Sporting ou do... urgh, Porto. E sou do Inter porque, no meu frenesim de caderneteiro, já tinha acabado todas as colecções disponíveis mas o vício ainda não estava saciado - foi aí que encontrei, lá bem refundido no canto, uma caderneta da Serie A italiana. Nunca acabei a colecção pois era quase impossível arranjar saquetas, mas adorei as cores do fato do Inter e passei a ser do Inter. Assim, tatum! O primeiro cromo que colei do Inter foi o do Bergkamp (sim, já foi assim há tanto tempo!) e, claro, ele passou a ser o meu jogador favorito.

PS: eu não tinha grande estômago para tar a enganar putos com trocas. O meu método era outro - passava por comprar doses monstras de cromos com o dinheiro que não era usado para comer e também (e quem é que se lembra disto?) por ir àqueles cotas no rossio que tinham os cromos mais caros e que os vendiam a vulso para os mais desesperados. Ah, que rica vida!

 
At 3:05 PM, Anonymous Anonymous said...

isto ta genial!! todo o blog na sua essencia... é de genio!!...parabens pedro e mais nao digo

 
At 10:57 AM, Blogger Unknown said...

espectaculo!!! quem não se lembra disso!

ai tanto money investido nisso... desde jurassic park a dragon ball, passando pelo futebol...

k nostalgia fodida, kem me dera nessa idade...

 

Post a Comment

<< Home