Wednesday, December 15, 2004

Tartarugas Ninja

O que à partida parecia uma criação absoluta demente de um cartoonista ébrio tornou-se um ícone incontornável da cultura pop e de muitos putos que hoje estão a entrar na fase adulta. O conceito é o seguinte - quatro tartarugas bebés estão no esgoto quando, num belo dia são banhadas por um liquido misterioso. Isto faz com que elas se transformem em tartarugas "gigantes" (tamanho humano) e que falem e façam outras coisas "giras". Também banhado pela lama verde foi um velho rato que tinha passado a vida no Japão. Splinter (o rato) adopta os simpáticos répteis e da-lhes os nomes dos seus pintores favoritos - Leonardo, Rafael Donatello e Michael Angelo. Ensina-lhes então os mistérios do karaté e juntos combatem o crime e as forças de um tal de Shredder - o Destruídor - curiosamente, o tipo que matou o mestre do rato, ainda no país do sol nascente. Shredder está ainda associado a uma personagem bizarra - Krang - um cérebro com olhos que habita na barriga de um corpo biónico e sim, é tão sinistro quando a descrição sugere. Há ainda os capangas- Rocksteady e Bebop, também mutados de algum animal infeliz e muito pouco inteligentes. Falta, claro, April O'neill (para tentar balancear o óbvio excesso de testosterona), a jornalista de indumentária amarela que arranjava sempre maneira de se meter em confusões. Há ainda uma série de vilões e outras personalidades secundárias que apareciam esporadicamente como o chefe de April ou o Homem-mosca (não me lembro do nome) que davam um certo colorido aos desenhos. Enfim, uma grande série que, obviamente, proporcionaram ao departamento de vendas uma fortuna com bonecos, t-shirts, mais bonecos, cassetes de video, mais bonecos, as armas em plástico e, claro, bonecos.

Também deu origem a três filmes, os dois primeiros bastante interessantes, o último bastante cretino já. Em posts futuros poderei falar deles.



2 Comments:

At 7:56 AM, Blogger Deb said...

Ou tens um blog com grandes apoios bibliográficos ou tens mesmo muito boa memória. O meu tempo de criança não me permite que hoje descreva assim as coisas. Sabia que eram verdes, e gostava até de assistir, mas desconhecia por completo a história da sua origem. A minha irmã sempre foi mais interessada por esses heróis do que eu. Funciona como eu hoje com os filmes... se dá para chorar, se tem romance ou lições de vida, sou adepta. Por isso eu gostava sempre mais da moral da história que me deixava a pensar. Agora nesse ponto o Dartacão dá-me saudades...;)

 
At 5:34 PM, Blogger mj said...

obrigada por teres contado a história das 4tartarugas mais famosas de todos os tempos.
gostava mm mt delas...
Pensar que a minha personalidade se foi construindo também c modelos como esses 4 rapazes verdes de fita nos olhos...
anyway, qqr ke seja o desenho animado, remete sempre à doce memória das bolachas com chocolate no meio molhadas no leite e os olhos vidrados na televisáo às 8h da manhã do fim de semana... :) bjokas!

 

Post a Comment

<< Home