Saturday, January 29, 2005

Tio Patinhas & Co.

Na não particularmente pacata cidade de Patópolis habitam algumas das mais memoráveis personagens da infância de muito boa gente. Tio Patinhas e a sua impenetrável caixa-forte, Donald e os seus adoráveis sobrinhos - Zézinh, Luizinho e Huginho, o insuportável Gastão, a simpática Margarida ou o genial Professor Pardal. No espectro oposto tínhamos, como não podia deixar de ser, um rol de vilões que por mais que se esforçassem nunca conseguiam levar os seus diabólicos planos a bom porto. Destaque para a dupla de bruxas Madame Mim e Maga Patalógica e a sua obsessão sinistra em conseguir a preciosa moedinha número um do maior sovina da história da banda desenhada. A lista dos bandidos fica completa com os irmãos metralha e o obscuro Mancha Negra. Também há o Bafo-de-Onça mas tenho ideia que apareça mais no Mickey que propriamente no Patinhas. É obviamente possível que me falte gente nesta lista, but give me a break que vou fazer 20 anos.... Independentemente do galopante avanço da minha idade, e portanto, do rápido retrocesso da sanidade mental, e por mais que não consiga precisar todas as histórias que li durante muitos (aliás, foi com estas BDs, e outras como a Turma da Mônica, abordada em futuro post, que aprendi/comecei a ler), sei que marcaram profundamente (mesmo que inconscientemente) e sem dúvida que moldaram uma boa parte da pessoa que sou hoje. As aventuras e desventuras, os dilemas, o humor... Por isso, obrigado Tio Patinhas e co.!

6 Comments:

At 11:11 AM, Blogger Deb said...

Confesso q o Tio Patinhas nunca foi o meu predileto (para adoptar o vocabulário natal do blogger:p), pelo q tenho apenas conhecimento do cheiro a dinheiro inerente a esses "quadrinhos". Não podia, no entanto, deixar de subscrever as palavras que transmitem a relação entre estas figuras animadas e a nossa infância, que fizeram de nós o que somos hoje. Sim, porque quem dera a muitas crianças do século XXI terem acesso a esta riqueza de cores e personagens em desenhos simples e arredondados, protagonistas de histórias também simples e pacíficas.
Não pude deixar de arregalar os olhos quando mencionaste a Turma da Mônica ;))))))))))

 
At 7:00 AM, Blogger mj said...

disney e mônica marcam mesmo mesmo mesmo mt a minha infância.
devorava talvez em média 3 livrinhos por dia, não obstante o stress pedagógico de quem considerava as bÊdÊs pouco estimulantes intelectualmente.("ora está explicado" dizes tu.)
e o pior (ou melhor, alias!) foi quando o homem da papelaria do meu bairro (o saudoso Campo de Ourique) percebeu a cena e começou a fazer negócio comigo.
era assim: eu comprava-lhe revistinhas novas. Depois de as ler, vendia-as a ele e íam para a secção de "BDs em 2a mão". C/ o dinheiro q ganhava comprava novas e ele vendia aquelas q eu ja tinha lido a outros miudos, mais parvos que eu...
agora que me lembro, pedro, tu não vivias em C.Ourique?eheh
já agora, a minha personagem preferida, aquela em que hoje em dia ainda tento encontrar nos homens, é o Mickey.
Não q me costume apaixonar por ratos, o que eu gostava mesmo era ele ser inteligente, arguto, perspicaz, c sentido de humor... mt fixe!!
espero ansiosamente pela turminha!

 
At 5:56 PM, Blogger rititas said...

confesso que nunca me afeiçoei aos patinhas e afins mas a turma da mónica pra mim foi paixão.. ainda hoje se encontro um à mão, devoro logo a BD!

 
At 11:00 AM, Blogger Boy_On_Fire said...

Adoro Tio Patinhas & Co. Tb adoro Turma da Mônica como mencionaram aqui!

 
At 1:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Bem, a minha infância vai muito antes dos anos 80, mas não tambem sem ter lido varias e varias revistinhas do Tio Patinhas. E adiciono + estes personagens : Peninha e Zé Carioca (que retratava as favelas do Rio, bem mais tranquilas e quase tão social, nâo este tumulto que é hoje.

 
At 7:09 AM, Anonymous Anonymous said...

Ta tudo muito bom, ta tudo muito bonito mas meus caros voçês esqueceram-se dos vilões de todos os tempos, os Irmãos Metralha, falou e disse...

 

Post a Comment

<< Home