Sunday, February 06, 2005

Turma da Mônica

Em diversos posts anteriores referi alguma outra coisa que não o tema e disse que lhe dedicaria um futuro post. Pela primeira vez, vou faze-lo. Aquando do texto sobre o Tio Patinhas, mencionei outra das minhas grandes aventuras do universo da BD - A Turma da Mônica. Escrever sobre esse fantástico grupo de personagens criado pelo brasileiro Maurício de Sousa é díficl porque marcou-me como poucas outras coisas da minha infância. Mônica e o seu incardido coelhinho Sansão, Cebolinha, que trocava os Rs pelos Ls, Cascão, que tinha pavor de água, Magali, que comia de tudo mesmo, Franjinha e Bidu, Rolo e Tina, Nimbus e o Do Contra, Chico Bento, Astronauta, Penadinho e várias várias outras que povoavam (e povoam) esse universo mágico que vinha divido aos quadrados e colorido com carinho e criatividade. As histórias variam entre mais engraçadas e mais tocantes mas quase todas tinham uma boa dose de ambos. A popularidade do grupo tornou-se tamanha que todo o género de produtos - camisolas, bolachas, fraldas, lancheiras - até filmes e mesmo um Parque Temático (não muito fascinante, por sinal). Estive agora, nestes últimos minutos, a reler algumas das revistas e posso garantir que não perderam uma pitada da magia. Numa época em que o "entretenimento" tem coisas de um mau gosto inqualificável, fico feliz por saber que muitos miudos de hoje ainda podem crescer com estas pérolas que acredito que vá fazer delas mais criativas, inteligentes e sensatas. Bom, se me permitem, vou voltar à minha leitura, felizmente ainda tenho algumas revistas, depois de um ano que voltei de férias para descobrir que a minha mãe tinha-se desfeito de um baú inteiro de revistas minhas.


3 Comments:

At 5:14 PM, Blogger rititas said...

eu simplesmente adoro a turma da mônica, foram (e continuam a ser) grandes amigos! sim, eu sei que são banda desenhada e que são a fingir... =P

 
At 9:01 AM, Blogger mj said...

:) :) :) :) :) :) :)
Lindo, lindo, lindo, lindo!!!!TOU CONTENTE!!!
é que gosto mesmo mesmo muito da turminha; tal como a ti, marcou mesmo muito a minha infância.
Ainda hoje permanecem na minha cabeça algumas histórias mais engraçadas, que de vez em quando dou por mim a associá-las à vida do dia-a-dia.
claro está que n vou contar que durmo com um Cascão de peluche, pq isto aqui é um sítio público e há q manter 1 certa reputação... :P

A minha personagem???Magali, pois claro!!! ;)

 
At 4:20 AM, Blogger Deb said...

qual infância, qual quê... até hoje não há nada mais delicioso do que ir para a praia com a turma da mônica no saco! sim, são histórias criativas, mágicas, didácticas (tão raro hoje em dia!) e divertidas. De facto no que respeita a cultura acho que o Brasil ganha muitos pontos. Fico desiludida no que respeita ao parque temático, porque sempre delirei com a ideia de "ver" a mônica e sobretudo a MAGALI - sim, porque sinto uma espécie de afinidade com ela! :$
Há que reter, fundamentalmente, e na minha ópitca, que os desenhos ainda têm qualquer semelhança com a imagem humana, são redondos, têm expressão facial. talvez não fosse má ideia a RTP colocar a turminha no ar, depois do telejornal, a mandar as crianças para a cama, porque aqueles bonecos de cores inimagináveis e feições semelhantes a monstros, não sugestem bons sonhos com certeza!!
VIVA A MÔNICA!!:D

 

Post a Comment

<< Home